30 de Abril de 2024

Prefeitura inaugura três praças e anuncia novas obras em Plataforma

A Prefeitura de Salvador inaugurou na noite desta segunda-feira (7) três novas praças no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário. Todos os espaços contam com paisagismo e iluminação 100% em LED, além de áreas de lazer para todas as idades, desde parques infantis até aparelhos de ginástica. 

No evento de inauguração, o prefeito Bruno Reis autorizou novas obras no bairro: a revitalização da Praça São Braz, a reforma do Campo da Feirinha, o recapeamento asfáltico das ruas Santo Antônio e Leandro Gomes e a recuperação de uma encosta. Além disso, a inclusão de mais casas na próxima etapa do programa Morar Melhor - 600 residências já foram reformadas em Plataforma.

“A gente fez tudo aqui ouvindo a comunidade. Foram vocês, moradores, que escolheram cada equipamento que foi instalado. Todas as praças inauguradas por nós aqui no Subúrbio têm os mesmos materiais, a mesma qualidade, os mesmos equipamentos das praças dos bairros mais ricos. Nós já inauguramos 368 praças em apenas dois anos e meio, sendo a maioria delas nas regiões mais carentes de Salvador”, destacou o prefeito no evento.

Todos os nomes das praças foram escolhidos pela comunidade local e fazem homenagens. Todas as três praças contam com iluminação em LED. Nos três equipamentos, foram instalados 40 luminárias, 22 postes de fibra e realizadas obras de infraestrutura elétrica. 

O evento de inauguração aconteceu na Eco Praça, que levou o nome da professora Jandira Anunciação, educadora que trabalhou por muitos anos na rede municipal de Plataforma e foi uma das vítimas da covid-19. O espaço, com mais de 2 mil m² de área, conta com parque infantil, cachorródromo e aparelhos de ginástica. 

“Com essas praças, a gente presta uma justa e merecida homenagem a quem trabalhou pela comunidade de Plataforma, a quem tem serviços prestados. A quem, de certa forma, vai servir de inspiração para essas crianças que estão brincando aqui, agora, e que vão continuar aproveitando muito”, disse Bruno Reis.

A população lotou as três praças para a inauguração, sobretudo mães e pais que levaram os filhos para desbravar os novos brinquedos. A Praça dos Operários, batizada em homenagem aos milhares de trabalhadores fabris que foram os moradores pioneiros de Plataforma, conta com parquinho infantil e aparelhos de ginástica ao ar livre.

“A coisa mais linda que ficou isso aqui, A gente não pensava em conseguir isso para cá nunca. Principalmente aqui embaixo era horrível. Cheio de buraco, esgoto passando pelo meio da rua, tudo cheio de limo, era horrível. Agora, sim, melhorou muito”, disse Márcia Santana, pescadora que vive em Plataforma há mais de 30 anos.

A praça Padre Gaspar Kuster foi batizada em homenagem ao antigo pároco da Igreja de São Braz, principal paróquia do bairro de Plataforma, que faleceu em 2021. Ela possui área de 959 m² e ganhou áreas de gramado natural e sintético para ficar ainda mais aconchegante para os frequentadores.

Além do prefeito Bruno Reis, estiveram na inauguração o secretário da Manutenção da Cidade (Seman), Lázaro Jezler, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, responsáveis pela construção das três praças. Todos os aparelhos de lazer contam com mobiliário desenvolvido e fabricado pela própria Desal, sendo mais eficientes e econômicos para a cidade.

 

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos