29 de Abril de 2024

CPMI do 8 de janeiro: Dino nega acesso às imagens das câmeras do ministério

O ministro da Justiça, Flávio Dino, recusou os pedidos da CPMI do 8 de janeiro para acessar as imagens das câmeras de segurança da pasta durante os atos de vandalismo em Brasília. Dino justificou que os arquivos não podem ser divulgados para proteger as investigações criminais em curso. A notícia foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, neste sábado(29).

“Esta decisão administrativa visa preservar a autoridade do Poder Judiciário no que se refere ao compartilhamento de provas constantes de Inquéritos com eventuais diligências em curso”, diz o Ministério da Justiça em resposta aos ofícios enviados por deputados e senadores do colegiado,

No entanto, a CPMI possui poderes investigativos e de polícia. As imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia dos atos foram disponibilizadas à imprensa e ao Judiciário por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após um vazamento parcial dos arquivos, que levou à demissão do ex-ministro Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

As câmeras mostram o militar, que havia sido nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer a segurança do Palácio, circulando inerte pela sede do Executivo e sem reagir aos invasores durante os atos.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos