29 de Abril de 2024

Moro critica PGR por pedir lista de seguidores de Bolsonaro: “injustificável”

Nesta segunda-feira, o senador Sergio Moro (Podemos-PR) expressou críticas ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) de obter acesso à identificação dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais, considerando-o “injustificável”. O subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, solicitou que as plataformas digitais enviem um arquivo contendo a “lista completa com os nomes e dados de identificação dos seguidores do ex-presidente”.

“A diligência pretendida pelo subprocurador-geral, com a identificação completa de todos os milhões de seguidores de Jair Bolsonaro nas redes sociais, é injustificável, além de provavelmente impraticável. Representa uma violação da privacidade de milhões de brasileiros. O MP deveria reconsiderar o requerid”, escreveu Moro em rede social.

A PGR encaminhou esse pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo plataformas como Instagram, LinkedIn, TikTok, Facebook, Twitter e YouTube. Além da lista de seguidores, o órgão também requisitou que as empresas enviassem a “integralidade das postagens” de Bolsonaro relacionadas a temas como “eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral, Supremo Tribunal Federal, Forças Armadas, fotos e/ou vídeos com essas temáticas”.

No que diz respeito às publicações, a PGR busca informações sobre a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos, comentários e “outras métricas mensuráveis” fornecidas pelas grandes empresas de tecnologia.

 

Informações da Gazzeta Brasil / Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos