30 de Abril de 2024

Presidente da CPMI diz que avaliará ‘medidas cabíveis’ contra Mauro Cid

Nesta terça-feira (11), o deputado Arthur Maia, presidente da CPMI do dia 8 de janeiro, anunciou que vai analisar as medidas adequadas diante da decisão do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, de permanecer em silêncio durante a sessão da comissão. O presidente da comissão observou que Cid desobedeceu a decisão do STF ao não responder nem mesmo perguntas básicas, como sua idade.

“Chamei o patrono do tenente-coronel Mauro Cid para dizer a ele que ele estava fazendo com que seu cliente descumpra uma ordem do Supremo Tribunal Federal”, disse Arthur Maia

“Isso acarretará a necessidade de nós […] apresentarmos uma denúncia contra o senhor Cid ao Supremo Tribunal Federal, haja vista que a ministra do Supremo determinou que, aquilo que não o incriminasse, ele tinha obrigação de responder, uma vez que ele não está aqui só como depoente, mas como testemunha. É o procedimento que ele está adotando e, obviamente, cabe à CPI adotar as medidas cabíveis”, complementou.

A equipe jurídica de Mauro Cid solicitou um habeas corpus para permitir sua participação na CPMI como ex-ajudante de ordens. A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, deferiu parcialmente o pedido. Consequentemente, ele tem o direito de se abster de responder a perguntas que possam implicá-lo e pode contar com a presença de seus advogados durante o depoimento. Cármen Lúcia determinou que o militar apresentasse seu testemunho sob essas condições.

Mauro Cid está preso desde o dia 3 de maio, acusado de fraudar cartões de vacinação e é investigado em oito inquéritos, incluindo sua possível participação no estímulo a atos de vandalismo contra os prédios públicos em Brasília. Ele usou cerca o tempo que lhe foi dado na CPMI para falar sobre a sua trajetória dentro das Forças Armadas. Na sua avaliação, durante os quatro anos no posto de ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, apenas cumpria atividades de assessoramento e secretariado executivo, sem qualquer ingerência em decisões. 

“Não estava na minha esfera de atribuições analisar propostas, projetos ou demandas trazidas pelos ministros de estado, autoridades, e demais apoiadores. Ou seja, não participávamos das atividades relativas a gestão pública”, disse Mauro Cid.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos