"Precisamos criminalizar as invasões", diz Capitão Alden, membro da CPI do MST em Brasília
Após ser direcionado para ser membro na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa investigar as invasões de terra em todo o Brasil, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) afirmou que defende que a prática seja elevada para o crime de terrorismo.
O parlamentar foi autor do projeto de lei que caracteriza como ato de terrorismo a invasão armada de terras particulares, terrenos, lotes, casa ou imóvel rural. De acordo com o político, na prática a proposição visa alterar o art. 2º da Lei nº 13.260, de 16 de março de 2016, que trata de questões relacionadas ao conceito de organização terrorista.
Em debate com parlamentares esquerdistas da Câmara dos Deputados, Alden questionou a motivação do Governo Federal em propor maior controle de armamento no mesmo período onde se foi anunciado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que as invasões iriam voltar a acontecer no país.
"Os mesmos que dizem que lutaram a favor da democracia, contra a Ditadura Militar, são os mesmos que hoje defendem ditadura comunista, da Venezuela e de outros país, bem como invasões de terras de propriedades privadas e rurais. Será que foi uma mera coincidência o decreto de armas no primeiro ano de desgoverno Lula no mesmo período onde as invasões foram anunciadas? Precisamos elevar as invasões para o crime de terrorismo", disse o deputado, que afirmou que o ministro da Justiça Flávio Dino deveria ter a mesma punição da que foi imposta ao governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha e ao ex-ministro de Bolsonaro Anderson Torres.
"Da mesma forma que Ibaneis foi afastado e que Anderson Torres foi preso, porque será que não deveria caber a Flávio Dino a mesma punição, já que ele sabia das invasões e, também, dos atos do 8 de janeiro?", questionou.
Ultimas notícias
Otto rechaça possibilidade de vice em eventual chapa de Tarcísio: 'Elocubrações simplistas'
16/05/2025 08:30CBF recorre ao STF para anular afastamento de Ednaldo Rodrigues
16/05/2025 08:00Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio está acumulado em R$ 68 milhões
16/05/2025 07:30Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública
15/05/2025 20:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos