16 de Setembro de 2024

‘Sou a favor do desenvolvimento sustentável, mas ainda é muito cedo para se posicionar’, diz Pablo Roberto sobre empreendimento em Boipeba

A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, nesta terça-feira (18), uma audiência pública sobre o megaempreendimento na Ilha de Boipeba. O debate surgiu após o Inema, através da Portaria nº 28.063, de 7 de março de 2023, conceder licença autorizando a construção de um resort na área em que se localiza na comunidade de Cova da Onça.

Presidente da comissão, o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) declarou ser cedo para opinar sobre a concretização da obra ou não. “Essa questão tem sido debatida não só na Bahia, mas em todo o Brasil. É uma matéria de muita repercussão e, por isso, a audiência realizada hoje foi muito importante”, disse, à imprensa presente.

“Tivemos a oportunidade de ouvir todos os lados e, assim, a Assembleia Legislativa da Bahia se colocou à disposição de mediar esse conflito. Sou a favor do desenvolvimento sustentável, mas ainda é muito cedo para se posicionar. O importante é que nós da Comissão dos Direitos Humanos continuamos ouvindo a comunidade", acrescentou Pablo.

“Vimos aqui muitos nativos contrários à autorização de construção, concedida pelo Inema, porque trata-se de uma área equivalente a 20% de toda a Ilha de Boipeba”.

“Vamos continuar ouvindo a todos e trabalhando para assegurar os seus direitos”, emendou o parlamentar.

Além da participação dos deputados, a audiência contou com a presença da Defensoria Pública da União, do Ministério Público da União, do Governo do Estado e lideranças das comunidades do local. 

A licença para a construção do resort contemplaria uma área similar de 1.651 hectares (16.510.000m²), o que equivale a 1.700 campos de futebol. A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), ligada ao Ministério da Gestão, suspendeu a autorização da construção no último dia 6.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos