29 de Abril de 2024

Educação em saúde: SAMU promove treinamento em primeiros socorros para trabalhadores das Prefeituras-bairros de Salvador

Buscando capacitar trabalhadores das Prefeituras-bairros de Salvador sobre primeiros socorros, a Secretaria Municipal da Saúde, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, promove treinamento nos dias 17, das 8 às 12h, e 24 de abril, das 13 às 17h, no auditório da base da central do Serviço Móvel de Urgência e Emergência, no bairro Pau Miúdo.

O treinamento já tem as duas turmas fechadas, cada uma com 30 participantes; e terá duração de 4 horas com orientações sobre métodos de prevenção de acidentes e técnicas de assistência. Durante a capacitação será possível interagir com os instrutores com o intuito de facilitar a compreensão, envolvendo linguagem clara e objetiva, além da prática de exercícios.

Os cuidados iniciais têm a finalidade de manter as funções vitais da vítima e evitar o agravamento de estado de saúde, principalmente em casos envolvendo quedas, sufocamentos, queimaduras, afogamentos e intoxicações. É essencial que esses cuidados sejam aplicados por pessoas treinadas até a chegada de uma assistência qualificada, o que reforça a necessidade de capacitação das Prefeituras-bairro, já que contam com um grande número de trabalhadores e que também atuam no contato direto com o público.

"Em um momento de emergência, seja um acidente de qualquer natureza ou um mal súbito, contar com pessoas que entendam sobre primeiros socorros pode ser decisivo. Trata-se de procedimentos imediatos aplicados na vítima, de modo a deixá-la estável até a chegada dos profissionais da saúde. Muitas vidas podem ser salvas e traumas e sequelas minimizadas quando o socorro é prestado de imediato. Por isso a importância do entendimento sobre o tema e a habilidade de como manusear as técnicas corretas", destacou Ivan Paiva, coordenador do SAMU.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos