29 de Abril de 2024

Lula: Decisão sobre guerra na Ucrânia ‘foi tomada por dois países’

Neste domingo (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, que os Estados Unidos e a Europa contribuem para o prolongamento da guerra na Ucrânia. Em entrevista a jornalistas, o petista defendeu a criação de uma espécie de G20 para restabelecer a paz.

“A construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra. Porque a decisão da guerra foi tomada por dois países. E, agora, estamos tentando construir um grupo de países que não tem nenhum envolvimento com a guerra, que não querem a guerra, que desejam construir paz no mundo, para conversarmos tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia. Mas, também, nós também temos que ter em conta que é preciso conversar também com os Estados Unidos e com a União Europeia”, declarou o presidente.

“Quando houve a crise econômica de 2008, rapidamente nós criamos o G20 para tentar salvar a economia. Agora é importante criar um outro G20 para acabar com a guerra e estabelecer a paz”, disse Lula.

“A paz está muito difícil. O presidente [da Rússia, Vladimir] Putin não toma iniciativa de paz, o [presidente da Ucrânia, Volodymyr] Zelensky não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando a contribuição para a continuidade desta guerra”, prosseguiu o mandatário brasileiro.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: TV Brasil

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos