29 de Abril de 2024

Salvador promove a 16ª Conferência Municipal de Saúde a partir desta terça-feira (18)

Começa na terça-feira (18) e vai até a próxima quinta-feira (20), no Centro Municipal de Convenções, na Boca do Rio, a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Salvador. A cerimônia de abertura acontece a partir das 18hs30, com palestra a ser ministrada pela professora e pesquisadora do Observatório de Análise e Política do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Carmen Teixeira, e presenças do da vice-prefeita e secretária de saúde de Salvador, Ana Paula Matos; Presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Everaldo Braga, dentre outras autoridades.


Com o tema "Garantir Direitos e defender o SUS, à Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia", o evento que reúne paritariamente representantes da sociedade civil, gestores, prestadores, trabalhadores da área de saúde,  tem como propósito, debater e propor diretrizes para a execução de ações e serviços de saúde em Salvador, entre elas a expansão da Atenção Básica na capital, respeitando a normatização federal. A Conferência representa a instância máxima do controle social do SUS, e é convocada a cada 4 anos pelo CMS e o Gestor da Saúde Municipal, e tem a participação e apoio de representantes de outras secretarias do município, além de instituições como Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Academias a exemplo Universidade Federal da Bahia.
 
Durante o mês de março foram realizadas nos 12 distritos sanitários as Pré-Conferências com objetivo de avaliar a situação da saúde em Salvador e propor diretrizes para a formulação das estratégias e das pautas para a 16ª Conferência, que serão debatidas e apresentadas durante o evento. Os encontros envolveram a participação dos usuários, trabalhadores e gestores locais que vivem a realidade da saúde diariamente em suas comunidades, e que puderam relatar suas necessidades, otimizando assim as discussões sobre medidas para solucionar os problemas.
 
A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, salienta a importância da Conferência na contribuição com a melhoria contínua dos fluxos nos serviços de saúde da capital baiana, e convida os soteropolitanos a participarem do evento. "É um momento de grande relevância para que o SUS em Salvador siga sendo operacionalizado de forma a atender os principais anseios da população, em todos os lugares da nossa cidade, pois reúne pessoas, instituições, representações que são fundamentais nessa construção conjunta em benefício de um cuidado cada vez mais qualificado para com a vida dos soteropolitanos", convida.
 
Confira a programação
 
18 DE ABRIL
 14 – 17h: Credenciamento
18:30 – 19:30h: Solenidade de Abertura
19:30 – 20:30h: Conferência Magna
20:30h: Coquetel de Abertura
 
19 DE ABRIL
 08 – 10h: Credenciamento dos/as Delegados/as Suplentes
08:30 – 10h: Leitura e aprovação do Regimento e do Regulamento
10 – 12h: Mesa Redonda dos Eixos Temáticos
12 – 14h: Almoço
14 – 17h: Grupos Temáticos
 
20 DE ABRIL
08 – 12h: Grupos Temáticos
 12 – 14h: Almoço 1
4 – 15h: Eleição de Delegados/as para a 11ª Conferência Estadual de Saúde
15 -18h: Plenária Final
18h - Coquetel de Encerramento

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos