30 de Abril de 2024

Acelen inicia produção e comercialização do diesel marítimo na Bahia

A Acelen, empresa de energia, gestora da Refinaria de Mataripe, acaba de iniciar a produção e comercialização de mais um produto: o óleo diesel marítimo (ODM ou MGO da sigla em inglês), que se junta ao portfólio de mais de 30 itens produzidos na unidade. O produto é destinado a embarcações de pequeno e médio porte (de apoio marítimo, abastecimento de barcos de pesca ou passeio, lanchas maiores, rebocadores e transporte de passageiros) e também a grandes embarcações, para uso nos motores denominados auxiliares. No primeiro ano de gestão da refinaria, a empresa lançou outros três produtos, entre eles o propano especial - nunca antes fabricado na Bahia - e o butano especial.

O incremento do portfólio de produtos é resultado do amplo programa de revitalização e otimização da refinaria, em busca de mais eficiência e melhor aproveitamento das unidades operacionais, além de rearranjo de infraestrutura e logística na planta. "O processo de modernização das unidades operacionais conduzido pela Acelen desde que assumiu a refinaria tem proporcionado à companhia ampliar e diversificar seu portfólio de produtos, ganhando market share num curto espaço de tempo, ao mesmo tempo que garante segurança no abastecimento, fortalecendo toda a cadeia do setor", destacou o vice-presidente Comercial, Trading e Shipping, Cristiano da Costa.

A Acelen é a única produtora de diesel marítimo do estado, e já iniciou a oferta do produto na Baía de Todos os Santos, no Terminal Madre de Deus, o Temadre. A previsão é produzir 15 milhões de litros por mês. Essa produção é suficiente para atender todo o mercado da Bahia, com expectativa de, no curto prazo, expandir e alcançar novos mercados via cabotagem em outros polos do Brasil, em especial no Nordeste, Norte e Sudeste.

Regionalmente, a produção do diesel marítimo trará importante ganho na questão logística, que pode levar a uma redução de custo das distribuidoras e um melhor atendimento ao mercado da Bahia, beneficiando também embarcações de pequeno porte da localidade, como de ribeirinhos, barcos pesqueiros e de passeio. Com a oferta local do diesel marítimo, as distribuidoras não precisam mais buscar o produto em outros estados, possibilitando maior sinergia na cadeia de suprimentos a embarcações, inclusive as de grande porte.

Antes, embarcações de grande porte, como navio graneleiro, porta-conteiner e petroleiros, que usam o bunker oil produzido na refinaria, precisavam ir até outro ponto distante para abastecer os motores auxiliares com o diesel marítimo. "Ter a oferta dos dois produtos no mesmo terminal traz sinergia, ganho logístico, com redução de custo. Além disso, proporciona ganhos ambientais, a partir da redução de emissões de gases de efeito estufa pelas embarcações, uma vez que não precisarão mais abastecer em dois lugares diferentes e percorrer longas distâncias", completou o executivo.

O diesel marítimo tem características específicas. A principal delas é a necessidade de se enquadrar o ponto de fulgor acima dos 60ºC, temperatura mínima necessária para manter a queima do combustível, estando diretamente relacionado à maior segurança deste produto em embarcações, atendendo às especificações técnicas do produto.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos