28 de Abril de 2024

Fuzuê encanta por diversidade de público e expressões culturais

O  circuito carnavalesco Orlando Tapajós (Ondina/Barra) ficou lotado de foliões de todas as idades, que curtiram a passagem das mais de 40 atrações que fizeram parte desta edição do Fuzuê, que abriu oficialmente neste sábado (11) o pré-Carnaval de Salvador. O abre alas da folia soteropolitana reuniu um público variado que pôde apreciar diversas manifestações culturais através de fanfarras, charangas e bloquinhos. 

O dia foi marcado pela pluralidade e teve de tudo um pouco: baianas, ciganas, indígenas, caretas, regatas, palhaços e, até mesmo, cosplays em homenagem à canção Thriller, do rei do pop Michael Jackson, que completou 40 anos de lançamento em 2022.

O público presente, sedento pelo retorno da folia, pode curtir gratuitamente atrações como Oficinas de Frevos e Dobrados, sob regência do maestro Fred Dantas. Em sua passagem pelas ruas de Ondina, o maestro destacou o quão simbólico é o retorno do Carnaval para a cidade. “Na fase aguda da pandemia, eu e muitas outras pessoas achávamos que não haveria o retorno da folia. Contudo, graças a Deus que a música de rua está de volta trazendo muita alegria para todos”, contou.

Organizador do grupo cultural Terno de Reis Rosa Menina, Geraldo Nascimento explicou que o sentimento coletivo é de realização por ter a oportunidade de voltar a curtir a folia. “É maravilhosa essa retomada do Carnaval e consequentemente da nossa cultura. Hoje vemos a diversificação neste desfile com os grupos que estão aqui. É importante a gente resgatar essa alegria que estava adormecida. Estávamos ansiosos para esse momento que é contagiante”, afirmou.

A diversidade de atrações musicais também foi destaque, alcançando os mais variados públicos. Teve de fanfarra tocando canções como o sucesso dos anos 80 “Agora Só Falta Você”, até grupo infantil fazendo a festa com "Ilariê", da Xuxa. 

A cadeirante Crislei Liliane, moradora de Fazenda Grande I, marcou presença na festa e declarou seu amor pela folia da capital. “Sempre curti o Carnaval todos os dias. Minha expectativa neste ano é repetir esse feito e me divertir com muita tranquilidade, paz e, acima de tudo, respeito. Venho para o Fuzuê desde a primeira edição e estava com muita saudade dessa festa”, contou entusiasmada.

Sandra Silva, 43 anos, declarou que o Fuzuê é palco da diversidade cultural que a capital baiana possui. “Eu espero que esse Carnaval seja de muita harmonia, sem violência, e que a gente realmente brinque com o espírito da festa. Estou emocionada e só não vou curtir todos os dias porque não aguento mais. Quero ver todos os artistas-raíz que eu puder para valorizar minha terra, como estou fazendo aqui hoje no Fuzuê”, detalhou.

A festa continua - Neste domingo (12), a festa pré-Carnaval continua com as 53 atrações artísticas que participarão do Furdunço. Dentre as apresentações que prometem animar os foliões estão Rixô Elétrico, Val Macambira, Sylvia Patrícia & Tuk Tuk Sonoro, Filhos de Jorge, Tonho Matéria, Daniel Vieira e Baiana System.

A abertura oficial do Carnaval acontece na próxima quinta-feira (16). O prefeito Bruno Reis anunciou que serão mais de 1.000 atrações gratuitas espalhadas pelos circuitos oficiais, palcos temáticos e nos bairros. Será mais de 2.600 horas de música durante a folia na capital baiana.

 

Foto: Bruno Concha/ Secom

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos