29 de Abril de 2024

Secti realiza encontro em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

A trajetória da mulher no mercado de trabalho sempre foi repleta de desafios. No campo da ciência não foi diferente, porém, hoje, a mulher tem buscado quebrar o estigma estrutural que privilegia os homens.  Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizou um encontro, nessa sexta-feira (10), no Centro Cultural SESI Casa Branca, que reuniu representantes que promovem a Popularização da Ciência na Bahia. O evento teve como objetivo formar uma rede para troca de experiências, apoio, mobilização e divulgação das ações nos próximos quatro anos.

De acordo com os dados da Unesco, apenas 30% dos cientistas do mundo são mulheres. Além disso, dos estudantes matriculados em cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), somente 35% são mulheres. Para Mara Souza, chefe de Gabinete da Secti, é preciso ter um esforço conjunto para amenizar ou exterminar esse problema. "A questão da desigualdade de homens e mulheres na ciência, em especial na área de STEM, termina fazendo com que a ciência tenha uma perspectiva sempre na lógica masculina. É uma área em que precisamos atuar porque não há uma diferença entre mulheres e homens. Há fatores que afastam as mulheres e meninas dessa temática. Cabe ao estado, parceiros e sociedade interferirem para que essa desigualdade diminua ou não exista mais", diz.

Para Fabíola Mansur, deputada estadual, valorizar as ações e incentivar a participação das mulheres e jovens na área científica é fundamental. "Precisamos tratar da equidade de gênero também nas ciências e na tecnologia. É importante fazermos com que as mulheres inspiradoras, que venceram tantas barreiras de machismo e de racismo, sirvam de exemplo para as meninas desde a creche até o ensino superior. Pode contar com a Assembleia Legislativa para divulgar e colaborar para vencermos as desigualdades de gênero na ciência e tecnologia", afirma.

Diversas autoridades marcaram presença no evento como Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia, Soraia Barreto, coordenadora de Pesquisa da UFRB, Neiva Maria, da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão da SDR, Calila Teixeira, pró-reitora de Extensão do Ifbaiano, Monique Badaró, assessora de Inovação e Intercâmbio do SENAC, Silvone Santa, pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação da UEFS e Rivia Mary, superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab. De forma remota, participaram da reunião a secretária de Educação, Adélia Pinheiro e a consultora da Unesco, Maria Rehder.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos