29 de Abril de 2024

PGR denuncia mais 54 pessoas por participação nos atos de 8 de janeiro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nesta segunda-feira, 23, denúncias contra mais 54 pessoas por crimes cometidos durante a invasão às sedes dos três Poderes – Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal -, ocorrida em 8 de janeiro. No total, já são 98 denunciados. As ações são assinadas pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos. Nas petições, ele aponta que o acampamento formado em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, apresentava uma “evidente estrutura a garantir perenidade, estabilidade e permanência dos manifestantes”.  “Ao se dirigir para lá, o denunciado aderiu a essa associação, cujo desiderato era a prática de crimes contra o Estado Democrático de Direito. A associação criminosa insuflava as Forças Armadas à tomada do poder”, diz trecho da denúncia.

O subprocurador aponta que o local funcionava como um espécie de “vila”, com espaços para refeições, feira, transporte, atendimento médico, sala para teatro de fantoches, massoterapia, carregamento de aparelhos e até assistência religiosa. Na denúncia, foram inseridas imagens que mostram participantes do acampamento recebendo sessões de massagens, crianças assistindo ao teatro de fantoches, tenta para recebimento de alimentos e até o uso de um gerador. Os 54 denunciados foram detidos no acampamento em frente ao QG do Exército na capital federal, em 9 de janeiro. Eles devem responder por associação criminosa e incitação ao crime equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais. Após audiência de custódia, quando tiveram as prisões preventivas decretadas, eles foram encaminhados a unidades do sistema prisional do Distrito Federal.

No documento que acompanha a denúncia, o Ministério Público Federal também pede a substituição da prisão preventiva dos denunciados por medidas cautelares, o que inclui proibição de acesso a redes sociais, contato com os demais investigados e a qualquer estabelecimento militar e imediações com distância mínima de 500 metros. Além disso, o MPF também apresenta novos pedidos para continuidade das investigações.


Informações da Jovem Pan / Foto: MATHEUS W ALVES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos