Lula veta trecho de projeto que liberou manifestação política de policiais
Nesta quarta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou um trecho de projeto de lei (PL) que liberou manifestação política de policiais. O veto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Em sua decisão, o petista argumentou que essa parte da proposta contraria o interesse público.
“A Constituição prevê como integrantes da segurança pública, dentre outros, as polícias militares e os corpos de bombeiros militares, os quais são militares estaduais e estão constitucionalmente subordinados aos princípios da hierarquia e da disciplina”, afirmou.
O veto também vale para policiais civis e agentes da PF, com base nos estatutos e dispositivos de outras leis que normatizam as atividades das categorias.
“Assim, ao garantir o exercício do direito de opinião e a liberdade de expressão de forma irrestrita aos profissionais da segurança pública, a proposição legislativa apresenta conteúdo impreciso, em confronto com o arcabouço normativo traçado para as categorias acima identificadas, fato capaz de ensejar múltiplas interpretações ou contradições, e promover insegurança jurídica”.
Informações da Gazeta Brasil /Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ultimas notícias
Governo Lula já torrou R$604 milhões em viagens somente este ano
22/06/2025 12:00Governo Lula já torrou R$604 milhões em viagens somente este ano
22/06/2025 12:00Jovem que causou dano com bomba junina é preso no interior da Bahia
22/06/2025 11:30Trump após bombardeios ao Irã: “Ou haverá paz ou haverá tragédia”
22/06/2025 11:00Jerônimo Rodrigues acompanha o São João de Livramento de Nossa Senhora e destaca força cultural da festa
22/06/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos