29 de Abril de 2024

Câmara aprova Dia do Motorista por Aplicativo em Salvador

A Câmara Municipal de Salvador aprovou o PL que institui o Dia dos Motoristas por Aplicativo, data que será celebrada anualmente no dia 13 de dezembro, caso a proposta seja sancionada pelo prefeito Bruno Reis (UB). Atualmente, a capital baiana conta com mais de 27 mil motoristas por app ativos.

O dia escolhido é uma homenagem aos profissionais da categoria mortos em uma chacina, no bairro da Mata Escura, em 2019. O autor da proposta e presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativo, Átila do Congo (Patriota) ressalta que as vítimas jamais serão esquecidas por um crime que chocou o país. "Lembro muito bem de todo o medo que a família sentiu e nós sentimos mediante a crueldade que foi feita. Essas pessoas se arriscaram em tirar seu bem móvel da garagem e transitar pelas ruas, levando passageiros, encomendas e até comida para serem mortas de forma tão brutal. É muita bravura, especialmente, para sobreviver, que pais e mães conseguem ter para continuar o trabalho mesmo com o registro de números expressivos de assaltos, homicídios e outras ocorrências com a categoria".

De acordo com o parlamentar, os aplicativos formam o maior modal de transporte de pessoas da cidade. "Juntando todas as demais categorias de transporte, ônibus, topic, táxi e mototáxi não dão a quantidade de cadastro de motoristas de aplicativo. Isso deve ser sempre muito valorizado, reconhecido e absorvido também do ponto de vista do tamanho da luta que a categoria tem", destacou.

Átila enfatizou ainda que o transporte de pessoas por aplicativo é uma realidade no mundo por ser prático e rápido. "Há um compromisso social nessa atividade e deu um grande incremento na geração de emprego e renda. A homenagem é uma forma de agradecimento a essa categoria de trabalhadores que auxiliam na mobilidade urbana e que se dedicam a prestar um serviço de excelência, muitas vezes colocando a própria vida em risco".

Relembre o caso

Os assassinos montaram uma emboscada e chamaram cinco condutores, que foram mantidos em cárcere privado em um barraco, onde foram torturados e depois executados. Um deles conseguiu fugir, após outro reagir e entrar em luta corporal com os suspeitos. Os corpos foram encontrados no mesmo dia enrolados em sacos plásticos.

O suspeito de ser o mandante da chacina, o traficante Jeferson Palmeira Soares Santos, de 30 anos, foi morto em confronto com uma facção rival, segundo relatos de familiares à Polícia Civil.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos