20 de Julho de 2025

Instrumento dos EUA que revogou visto de autoridades do Brasil raramente é aplicado contra democracias

O dispositivo legal utilizado pelos Estados Unidos para revogar os vistos do ministro Alexandre de Moraes e de outros integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) costuma ser aplicado contra cidadãos de regimes autocráticos. Trata-se da seção “212(a)(3)(C)” do Immigration and Nationality Act, que autoriza o Departamento de Estado a negar entrada no país a indivíduos considerados nocivos à política externa americana.

O anúncio foi feito na sexta-feira (18) pelo secretário de Estado Marco Rubio, integrante do governo do presidente Donald Trump. Em publicação na rede social X/Twitter Rubio afirmou que a medida é uma resposta às ações de censura e perseguição política no Brasil, citando a condução do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Historicamente, esse dispositivo foi invocado para sancionar empresários ligados à imigração ilegal na Nicarágua, oficiais russos envolvidos em violações de direitos humanos durante a guerra na Ucrânia e membros do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte. Seu uso contra autoridades de uma democracia consolidada, como o Brasil, é considerado raro e excepcional por analistas internacionais.

 

Informações do Conexão Política / Foto: Daniel Torok/Official White House Photo

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos