23 de Novembro de 2024

Projeto do deputado Pablo Roberto estabelece recomposição salarial automática para servidores e empregados do Estado

O deputado estadual Pablo Roberto protocolou, nesta quarta-feira (5), o Projeto de Lei que estabelece recomposição salarial automática para servidores e empregados do Estado. 

Na prática, isso significa que não será preciso que o governo do Estado apresente uma nova Lei a cada ano para garantir as perdas inflacionárias à remuneração dos servidores.

Os  aposentados, pensionistas e  beneficiários  de  auxílio  doença,  vinculados  ao  Regime  Próprio  de  Previdência  Social  dos  Servidores  Públicos  do  Estado  da  Bahia  (RPPS),  civis  e  militares,  serão, da  mesma forma, contemplados com a recomposição inflacionária disposta na Lei.

O PL nº 24.804/2023 determina que os salários serão reajustados automaticamente em cada período que o índice de inflação, apurado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ou outro que vier a substituí-lo, alcançar 5% na variação inflacionária, para a recomposição do poder de compra. 

De acordo com a matéria, todos os servidores e funcionários públicos estaduais terão direito à recomposição salarial. 

Segundo Pablo Roberto, autor do PL, a Lei não altera a data base de reajuste salarial de cada uma das categorias profissionais.

“É imprescindível o estabelecimento de normativas que garantam que, independente da atuação do Executivo e Legislativo, haverá a garantia da reposição salarial desses importantes profissionais, que asseguram a efetividade dos serviços públicos em nosso estado, sem alteração da data base de reajuste”, afirmou. 

Quando submetida à votação, a Lei passará a valer a partir da data de aprovação. 

Esse é o quarto projeto apresentado pelo deputado Pablo Roberto, em dois meses de mandato no Legislativo baiano.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos