Governo Lula confirma que vai suspender implementação do novo ensino médio
Na tarde desta terça-feira (04), o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, afirmou que o MEC publicará ainda hoje uma portaria para suspender o cronograma de implementação do novo Ensino Médio.
A fala dele foi feita durante entrevista após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na prática, isso também interrompe um processo de mudanças previstas para o Enem de 2024.
“Hoje estou assinando uma portaria – já na segunda-feira eu tinha anunciado na imprensa em entrevista que dei – que nós vamos suspender a portaria 521, que aplica o cronograma de aplicação do Novo Ensino Médio”, disse o petista.
“Principalmente, por uma questão por causa do Enem. Porque o Novo Ensino Médio previa que em 2024 nós tivéssemos um novo Enem. Como há ainda esse novo processo de discussão, nós vamos suspender essa portaria para que, a partir dessa finalização dessa discussão, a gente possa tomar as decisões em relação ao Ensino Médio”, continuou Santana.
O ministro disse que a medida anunciada hoje não interfere no Enem deste ano e que as escolas que começaram a implementar o novo Ensino Médio vão continuar com o processo.
“Nós vamos apenas suspender as questões que vão definir um novo Enem em 2024 por 60 dias. E vamos ampliar a discussão. O ideal é que, num processo democrático, a gente possa escutar a todos. Principalmente, quem tá lá na ponta, que são os alunos, os professores e aqueles que executam a política, que são os estados”, disse o petista.
A portaria que será publicada pelo MEC vai alterar outra norma editada ainda sob o Governo Bolsonaro, em 2021, que fixou os prazos para implementação do modelo.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ultimas notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos