
Foto: Moreira Mariz / Agência Senado
O senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, desmentiu que tenha admitido a possibilidade de disputar o governo da Bahia em 2026. A informação circulou na imprensa nesta quinta-feira (28), mas foi rechaçada pelo parlamentar em contato com o Blog do Vila.
O congressista confirmou a reunião com a bancada federal do partido, em Brasília, mas ressaltou que o encontro teve foco exclusivo na formação de uma chapa proporcional competitiva.
“Conversamos sobre estratégia para 2026. A cota de gênero é hoje o maior desafio da eleição. Muitas mulheres não querem ser candidatas e vamos nos mobilizar para buscar nomes fortes e representativos”, afirmou.
Para a disputa à Assembleia, ele citou como já confirmados os nomes da presidente da Assembleia Legislativa, Ivana Bastos; da deputada Cláudia Oliveira, da secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; da primeira-dama de Itabuna, Andréa Castro; e de Ludmilla Fiscina, que deixará o PV para se filiar ao PSD. No plano federal, três pré-candidatas "são estimuladas" para concorrer, embora o desafio seja maior por falta de deputadas da sigla em exercício. A meta da legenda é conquistar 12 cadeiras na Alba e "seis ou sete" na Câmara.
Outro assunto em pauta foi a saída de Sérgio Brito da pasta estadual de Infraestrutura (Seinfra) e apoio a Charles Fernandes, que retornou à suplência. "Sérgio Brito não volta mais ao governo. Segundo o governador, todos os secretários que são candidatos vão ter que deixar o governo em dezembro. Não faria sentido ele retornar para ficar menos de um mês", justificou o senador.
Sobre a corrida majoritária, o comandante social-democrata descartou completamente a hipótese de entrar na disputa ao governo. “Fui chamado por Lula e Wagner em 2022 e não aceitei. Vou aceitar agora? Sou muito jovem para ser governador”, ironizou.
Aos 78 anos, caso entrasse na disputa e fosse eleito, Otto Alencar concluiria o mandato aos 83.
Informações do Blog do Vila
Relacionadas
Nelson Leal dispara contra Jerônimo, prevê troca de candidato e alerta para 'Estado falido'
28/11/2025 às 14:00
Por Redação
Quem fica e quem sai: enquete exclusiva revela ranking da reeleição para Alba
28/11/2025 às 10:30
Por Redação



