
Home
/
Notícias
/
Política
/
Projeto de Leo Prates que regulamenta profissão de salva-vidas é aprovado em comissão da Câmara
Projeto de Leo Prates que regulamenta profissão de salva-vidas é aprovado em comissão da Câmara
Por Redação
30/10/2024 às 16:04

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou o projeto do deputado Leo Prates (PDT-BA) que regulamenta a profissão de salva-vidas, ou guarda-vidas. Para exercer a atividade, o profissional precisará ser maior de 18 anos, ter ensino médio completo e ser aprovado em curso profissionalizante específico com carga mínima de 160 horas ministrado por instituição pública ou privada.
“A profissão já diz tudo: salvar vidas. Como secretário de Saúde de Salvador pude acompanhar de perto o trabalho destes profissionais que se dedicam ao ofício e que são fundamentais para prevenir tragédias em nossos mares, rios, lagoas e piscinas”, declarou Leo.
Entre os itens da regulamentação da profissão, estão a jornada máxima de 40h semanais, recebimento de adicional de insalubridade, aposentadoria especial e seguro de vidas.
O projeto prevê como atribuições dos salva-vidas a sinalização, prevenção, resgates e primeiros socorros em ambientes aquáticos; desenvolvimento de ações preventivas e de educação junto à comunidade; e registro de ocorrências junto aos órgãos públicos competentes quando solicitadas.
Foto: Divulgação

Relacionadas
Suíca destaca programas sociais como motores do crescimento da aprovação de Lula
24/10/2025 às 16:53
Por Redação
Câmara de Vitória da Conquista tem prédio histórico tombado pelo Conselho Municipal de Cultura
24/10/2025 às 16:00
Por Redação
Trump anuncia ataques terrestres a cartéis na Venezuela e garante que informará o Congresso
24/10/2025 às 10:00
Por Redação
Mais Lidas




