Home
/
Notícias
/
Política
/
Maioria do STF decide que Forças Armadas não podem ser usadas para intervenção militar
Maioria do STF decide que Forças Armadas não podem ser usadas para intervenção militar
Por Redação
02/04/2024 às 09:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta segunda-feira (1º) contra a possibilidade de uma ‘intervenção militar constitucional’. Com seis votos favoráveis, a decisão foi alcançada com o voto do ministro Gilmar Mendes.
O julgamento, iniciado na sexta-feira (28), analisa uma ação que questiona os limites da atuação das Forças Armadas e sua hierarquia em relação aos Poderes. O relator do caso, Luiz Fux, apresentou parecer contrário à ‘intervenção militar constitucional’ e foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Flávio Dino, Edson Fachin, André Mendonça e Gilmar Mendes.
Os ministros ainda não se manifestaram sobre os detalhes de seus votos. A ação foi movida pelo PDT em 2020, questionando o uso das Forças Armadas pelo presidente da República, especialmente com base no artigo 142 da Constituição.
Decisão histórica
A decisão do STF é considerada histórica por especialistas em direito constitucional. A ‘intervenção militar constitucional’ era uma figura jurídica controversa, frequentemente utilizada para justificar o arbítrio e a supressão de direitos democráticos.
Com a decisão do STF, fica claro que as Forças Armadas não estão acima da Constituição e que seu papel é garantir a defesa do país, não interferir na vida política nacional.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Relacionadas
Herói do Brasil no campo de batalha e ícone do Exército, general Heleno cumpre prisão domiciliar
24/12/2025 às 12:00
Por Redação
Sandro Filho coloca em dúvida candidatura a federal e expõe incômodo com estrutura da Câmara de Salvador
24/12/2025 às 11:00
Por Redação
Proposta por Leandro de Jesus, governador do Rio de Janeiro vai receber maior honraria da Bahia
24/12/2025 às 10:30
Por Redação



